Escrito em por

BNDES

TLP-bndes-como-calcular

TLP Taxa de Longo Prazo é o indexador de operações junto ao BNDES, que veio para substituir a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) a partir de janeiro de 2018, neste artigo iremos apresentar de maneira prática como esta nova taxa irá ser aplicada aos contratos do BNDES, com exemplo de cálculos, legislação e o link de uma Planilha TLP já pronta para você poder calcular suas parcelas e saldos devedores.

O principal objetivo da TLP é possibilitar uma redução da taxa de juros para toda a sociedade, pois sua predecessora a TJLP era uma taxa subsidiada pelo governo onde todos arcavam com ônus do subsídio, mas poucos tinham acesso a financiamentos, de 2007 a 2017 mais de 70% dos financiamentos indexados a TJLP foram concedidos para um pequeno grupo de empresas.

A proposta da TLP é ser uma taxa próxima as taxas de mercado, ou seja, que reflita as condições da ETTJ (Estrutura a Termo das Taxas de Juros) que também é conhecida como curva de juros, curva de juros futuros ou curva do DI. Para tanto o Banco Central se utilizará da estrutura a termo da taxa de juros da NTN-B (Notas do Tesouro Nacional: título público indexado ao IPCA) dos últimos 3 meses observando o prazo de 5 anos, para determinar a TLP.

A TLP foi instituída pela Lei nº 13.483, de 21 de setembro de 2017.

Como é composta a TLP?

A TLP é composta por duas taxas:

TLP-BNDES-planilha-de-calculo
Clique na imagem para ampliar.

1º Flutuante: IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) que é calculado e divulgado pelo IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O IPCA é sempre divulgado na primeira semana de cada mês, referente a inflação do mês imediatamente anterior. E irá incidir sobre os contratos a partir do dia 15 do mês de sua divulgação até o dia 15 do mês seguinte.

A tabela abaixo ajuda a explicar essa defasagem e a taxa efetivamente incidente:

planilhas-calculo-tlp

Clique na imagem para ampliar.

Lembrete: nos seus cálculos o IPCA deve ser atualizado todo dia 15.

O BNDES criou a moeda contratual TLP-IPCA (236) com a taxa do IPCA já devidamente ajustada para o período de uso, você pode consultar diretamente no site do BNDES em Moedas Contratuais, veja:

TLP-bndes-planilhas-de-calculo

Clique na imagem para ampliar.

2º Fixa: Prêmio da NTN-B, que é a taxa calculada pelo Banco Central, essa taxa é fixa por todo o período da operação e como já comentamos é calculada com base na média aritmética das taxas de 5 anos dos títulos públicos indexados ao IPCA (NTN-B), sua divulgação ocorre sempre no último dia útil do mês.

TLP-calcbank

Clique na imagem para ampliar.

Detalhe: como forma de atenuar o impacto da transição dos financiamentos do BNDES da TJLP para a TLP nos primeiros 5 anos essa parte fixa terá um fator de ajuste (α) que começa com 0,57 e termina com 1,00.

TLP-como-calcular-fator-de-ajuste

Clique na imagem para ampliar.

Assim para janeiro de 2018 temos:

TLP-taxa-fixa-como-calcular

Clique na imagem para ampliar.

O BNDES também criou uma moeda contratual TLP-TAXA PRE FIXADA (777) com a Taxa Fixa com o fator de ajuste já aplicado, você também pode acessar em Moedas Contratuais no site do BNDES, veja:

TLP-BNDES-taxa-pre

Clique na imagem para ampliar.

Lembrete: a parte fixa é sempre calculada de forma exponencial, e expressa com base em 252 dias úteis.

Veja as taxas já divulgadas em 2018:

TLP-como-calcular

Clique na imagem para ampliar.

Dica: 2018 é o ano com o menor fator de ajuste assim este será o melhor ano para se tomar recursos em TLP.

Cálculo de operações de crédito com TLP:

Além do custo da TLP ainda é cobrado o Spread do BNDES e o Spread do Banco que está intermediando a operação.

TLP-como-calcular

Clique na imagem para ampliar.

Toda a parte denominada Fator Spread é calculada com spread multiplicativo e taxas em base ano 252 dias úteis.

Como já tínhamos comentado temos uma PLANILHA DE OPERAÇÕES COM TLP já pronta para você, veja a imagem abaixo.

Todas as fórmulas estão abertas.

Uma dica: a parte mais difícil de entendermos neste cálculo durante a construção da planilha e na implementação no CalcBank está na coluna E da planilha, aqui estão a quantidade de dias úteis entre o dia 15 de um mês e o dia 15 do mês seguinte, essa quantidade de dias úteis é utilizada para pro-ratear a taxa do IPCA possibilitando que você tenha o saldo devedor da operação atualizado diariamente.

TLP-planilha-para-calculo

Clique na imagem para ampliar.

Se você tem um grande volume de operações de crédito, NDF, SWAP o CalcBank é a ferramenta ideal para você fazer suas negociações, controlar as operações, lançar os pagamentos e já ter os lançamentos contábeis prontos.

Veja uma a memória de cálculo da operação de exemplo acima no CalcBank.

TLP-calculo-facil

Clique na imagem para ampliar.

Temos um post com a Projeção de IPCA atualizado, CLIQUE AQUI

O CalcBank controla e gera os lançamentos contábeis de suas operações com precisão.

Agende uma apresentação por Skype e conheça mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *