Escrito em por

LIBOR

Libor interpolada

O termo LIBOR interpolada sempre esteve presente no dia a dia das empresas e tesourarias de bancos, porém, a sua importância e frequência aumentaram bastante a partir de 31/05/2013. Nessa data, a LIBOR deixou de ser publicada para alguns prazos, tornando-se necessária a interpolação para preencher lacunas de informação gerada com a suspenção das publicações.

Veja quais LIBORs deixaram de ser publicadas, e agora são obtidas por interpolação:

tabela libor
Clique na imagem para ampliá-la

Além de preencher essa falta de informação, a interpolação da LIBOR também se faz necessária quando contratos especificam prazos que fogem ao padrão que citamos em nosso artigo anterior: um dia; uma semana; um, dois, três, seis meses e um ano.

Dentre as diversas formas de interpolação utilizadas no mercado financeiro, a prática corrente no caso da LIBOR é a interpolação linear, segue um exemplo com fórmula e cálculo.

Neste exemplo, iremos obter a LIBOR Interpolada com 5 meses de prazo e data de divulgação 26/06/14. Esse prazo, como já foi dito anteriormente, não se aplica mais a realidade atual, porém, imaginemos que o contrato foi emitido em 2011, quando tal prazo ainda era válido. Assim, quando a quantidade de prazos se reduziu de 15 para sete, incluindo o de cinco meses, gerou uma falta de informação, a qual pode ser solucionada pelo mercado a partir do cálculo da LIBOR interpolada para este período.

Para tanto utilizamos uma interpolação linear do prazo desejado, cinco meses ou 150 dias, tendo como referência as LIBORs disponíveis com prazo inferior e superior ao desejado, respectivamente três e seis meses.

Em 26/06/2014 a ICE fez a seguinte divulgação de taxas:

tabela libor 2

tabela libor 3
Clique nas imagens para ampliá-la

Onde:

  • Tx ant : taxa divulgada com prazo imediatamente anterior;
  • Tx post: taxa divulgada com prazo imediatamente posterior;
  • Pz ant : prazo da taxa divulgada com prazo imediatamente anterior;
  • Pz post: prazo da taxa divulgada com prazo imediatamente posterior;
  • Pz interp: prazo da interpolação;

tabela libor 4
Clique na imagem para ampliá-la

Se você deseja um material completo, baseado em casos reais, com exemplos e todos os detalhes de como operar e calcular operações com LIBOR baixe nosso eBook. Segue o link:
http://academia.calcbank.com.br/ebook-calculo-libor

PRECISA CALCULAR OPERAÇÕES COM LIBOR?

Baixe o eBook que preparamos com todas informações necessárias e com exemplos práticos e aplicados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *