Escrito em por

BNDES

Alta da TJPL

A URTJLP é uma moeda contratual do BNDES e sua função é capitalizar o impacto previsto nos contratos do BNDES quando a TJLP fica acima de 6% ao ano.

Nos últimos 6 anos a TJLP permaneceu abaixo de 6,00% a.a., e as cláusulas de capitalização da TJLP não foram acionadas, assim a URTJLP ficou congelada em R$1,974080 nesse período, tornado os cálculos de valores de prestações e saldo devedores muitos práticos. Mas com a alta da TJLP para 6,50% ao ano desde primeiro de julho, a URTJLP volta a variar e a complexidade dos cálculos de parcelas e saldos devedores irá aumentar significativamente.

A maioria das planilhas elaboradas nos últimos 6 anos não contempla essa variação mas, em 15 de julho, data de vencimento das parcelas de financiamentos junto ao BNDES, isso será necessário para que esses valores sejam apurados com exatidão.

Por isso, listamos algumas informações e links úteis nesta transição:

I – O número para consulta da moeda contratual URTJLP junto ao BNDES é 314.
II – Fómulas de cálculos com TJLP acima de 6% a.a.:
a) Fator de capitalização (FC):

Cálculo FC

b) Juros (J):

Cálculo Juros

Onde: s é o spread da operação em %a.a.

III – Link BNDES: www.bndes.gov.br

IV – Veja a tabela de URTJLP quando está voltou a variar em julho de 2015:

Tabela de URTJLP

Baixe a série histórica completa da URTJLP, em uma planilha com as fórmulas de cálculo abertas e arredondamento idêntico ao executado pelo BNDES: PLANILHA URTJLP.

Se você está procurando informações sobre a URTJLP 365/366, veja este artigo: URTJLP 365/366 – CÁLCULO COM ANO CIVIL

Manter planilhas sempre atualizadas com as condições correntes é um desafio ingrato num mercado particular como o nosso.

Visando manter as empresas sempre atualizadas com as últimas mudanças no mercado o CalcBank fornece ao gestor financeiro informações em tempo real e ferramentas necessárias para negociar e gerir seu passivo bancário com precisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *