Escrito em por

LIBOR

calculo com a libor

A taxa Libor é muito utilizada em operações de comércio exterior e capitações externas. Dentre estas, as que mais se destacam são as relacionadas a pré-pagamentos de exportações e empréstimos amparados pela lei 4131. Além disso, em operações de SWAP, a Libor é bem frequente, visto que são acopladas às captações justamente com o intuito de eliminar a exposição a esta taxa.

Como já explicamos em um dos eBooks anteriores, a Libor é uma taxa baseada em taxas ofertadas pelos bancos em Londres. Assim, devido se tratar de uma taxa internacional, a Libor apresenta uma série de termos e particularidades que serão exploradas mais a fundo nesse texto.

Fazendo uma breve revisão, a LIBOR atualmente é publicada em cinco diferentes moedas: Dolar, Euro, Libra, Yen e Franco Suíço. Quanto aos prazos são sete:

1. ​um dia
2. uma semana
3. um mês
4. dois meses
5. três meses
6. seis meses
7. um ano

A LIBOR é uma taxa expressa ao ano de 360 dias corridos e sua capitalização é feita de maneira linear. Assim os cálculos são dados por:

libor 1

Onde:

  • Tx LIBOR: taxa LIBOR expressa ao ano;
  • DC: número de dias corridos.

Quando se trata da LIBOR e mais uma taxa adicional, o cálculo é feito com a simples soma desse determinado valor à taxa LIBOR, o que é conhecido como Spread Aditivo. Vide equação:​

libor 2

Para se obter cálculos precisos de saldos devedores e parcelas de operações indexadas à LIBOR, devemos atender também as peculiaridades tanto do calendário Inglês, como do Norte Americano. Lembrando que toda taxa Libor tem duas datas: a data de divulgação e a data de aplicação da taxa.

Podemos observar as devidas especificidades da LIBOR para cada tipo de moeda referente ao prazo e a data de aplicação na tabela abaixo.

libor 3
Clique na imagem para ampliá-la

Onde:

  • T: é a data de divulgação;
  • T + 2: lê-se que é a data de divulgação mais dois dias úteis ingleses, caso essa data for um feriado na praça de maior relevância da moeda, a data de aplicação será rolada para frente até que seja dia útil tanto em Londres e na principal praça financeira da moeda.

A seguir temos o calendário para o início de 2016.

libor 4
Clique na imagem para ampliá-la

Dada uma operação com as seguintes características: 1. Em dólar, 2. Corrigida por uma taxa LIBOR semestral, 3. Data de aplicação ou período de cobrança de juros em 08/01/16. Temos a impressão de ser um contrato simples, pois podemos a partir da data de aplicação, 08/01/16, chegar a uma data de divulgação, 06/01/16.

Porém, caso a data de início do período de correção fosse 19/01/16, nos depararíamos com um problema. Devido ao feriado de 18/01/16, Martin Luther King Jr. Day, nos Estados Unidos, a LIBOR divulgada em 14/01/15 teve sua data de aplicação postergada para 19/01/16, coincidindo com a data de aplicação da LIBOR divulgada em 15/01/16. Assim, qual seria a LIBOR correta a se utilizar, 14 ou 15 de Janeiro?

A resposta para tal pergunta é simplesmente a data especificada no contrato. Tal exercício serve para deixar claro que contratos bem especificados devem ter como referência a data de divulgação das LIBORs a serem adotas e não apenas os fluxos financeiros.

Para mais detalhes, informações, planilhas e exemplos práticos e aplicados baixe grátis nosso eBook. Segue o link: http://academia.calcbank.com.br/ebook-calculo-libor

PRECISA CALCULAR OPERAÇÕES COM LIBOR?

Baixe o eBook que preparamos com todas informações necessárias e com exemplos práticos e aplicados.

Um comentário para “Cálculo com a Libor​”

  1. Marco Antonio Martins Neves

    Perfeito o comentário sobre a Libor porém para calculo do IR notadamente nas operações que envolvem a remessa de juros , talvez caiba comentar as diferentes alíquotas por países como 15%,20% e 25%.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *