Escrito em por

IPCA

Taxa Selic

É muito comum durante as negociações neste cenário de redução das metas da taxa Selic, a argumentação que as taxas para os empréstimos também devem ser reduzidas. Apesar de parecer óbvio, não há uma relação direta entre Selic e taxa de juros. Como a taxa Selic é uma taxa para 1 dia útil somente seria comparável com a taxa de juros para um empréstimo de 1 dia útil. O correto é avaliar o comportamento do custo do dinheiro, a curva do CDI, no mesmo prazo da captação

Para mostrar como a relação não é direta vamos analisar a Selic, taxa de Juros Média a.a. e Spread Bancário Médio a.a. de 2023. Os dados foram extraídos das séries históricas do Banco Central do Brasil. Note que a Selic se manteve inalterada até julho, mas a taxa de juros vinha em movimento de queda desde o começo do ano. Agora, analisando o spread médio, podemos notar que o movimento foi contrário, subindo a partir julho. Ou seja, mesmo reduzindo a taxa de juros, os bancos aumentaram seus spreads. Isso ocorre pois os bancos, experts em curvas de juros, operam observando os juros futuros e não a taxa Selic.

Taxa Selic

Clique na Imagem para ampliar

Para uma negociação adequada, você precisa de duas informações para saber se a oferta é realmente boa, o custo do dinheiro e o spread bancário. Obtemos a informação do custo do dinheiro no prazo da operação através da curva de DI. O exemplo na figura seguinte é a Curva de DI do dia 16/03/2024. Veja que a curva muda conforme o prazo da operação. Quanto maior o prazo, maior o risco e, portanto, maior o custo do dinheiro.

Curvas CalcBank

Clique na Imagem para ampliar

Agora, temos que calcular o spread. Para os bancos, assim como em qualquer ramo de atividade, o objetivo é maximizar a margem e não os preços, e aqui o spread bancário é a margem a ser maximizada. Assim, para que você tenha uma administração eficiente do seu custo de captação, você deve buscar minimizar os spreads, e não simplesmente tentar reduzir as taxas das operações.

Para calcular o spread, utilize o módulo de negociação e tenha em tempo real o custo e spread das suas operações. Sabendo o custo do dinheiro e o spread você fará negociações com propriedade, dentro das condições reais do mercado e ainda ganhará credibilidade junto ao banco.

Negociação CalcBank

Clique na Imagem para ampliar

CalcBank - Cálculo de SPREAD bancário on-line

Conheça todas as funcionalidades do CalcBank, análises com cálculo de Spread

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *