Escrito em por

Capital de Giro, Mercado

mercado-de-crédito-pre-eleições

O mercado de crédito pré-eleições vive momentos de muitas incertezas motivando fortes ajustes no câmbio, na bolsa e nas taxas futuras de juros. A demanda por crédito por parte das grandes empresas deve ser menor até as eleições. Conforme o gráfico abaixo extraído do Banco Central com as informações de Concessão de Crédito com recursos Livres pessoa jurídica no Brasil.

Neste post vamos trazer a importância ao acesso às informações de como o mercado futuro está precificando a taxa de juros a longo prazo, o CalcBank pode ajudar na tomada de decisão em épocas de cenários pré-eleições e crises econômicas com as informações de Juros Futuro em Reais e Dólar e Dólar Futuro.

Cenário Político e Econômico

A greve dos caminhoneiros trouxe incertezas que dificultam a avaliação das perspectivas para a economia. Com o fim da greve a tensão dos mercados diminuíram um pouco, havia uma expectativa que a greve estava vinculada a candidatos fora do centro e isso não aconteceu.

Na última reunião do Copom do dia 20, foi anunciada a manutenção da Selic em 6,5% a.a. que já era esperada pelo mercado, apesar das incertezas que virão até as eleições e as preocupações em relação aumento da inflação, que ainda continuam com as projeções abaixo da meta.

Em resumo o comunicado da decisão do Banco Central na manutenção da taxa de juros deixou claro que a as incertezas ainda são muitos grandes e a cada nova reunião será reavaliado o comportamento da economia.

No cenário interno temos as incertezas da indefinição do processo eleitoral onde as pesquisas apontam a falta de um candidato de centro com um discurso reformista com chances reais de vitória.

No cenário externo a decisão do FED de aumento dos juros nos EUA está levando uma valorização do Dólar a nível global e impactando as economias emergentes e em especial as com maior fragilidade interna como o Real. E recentemente o início de uma guerra comercial entre EUA e a China, onde a China é o nosso maior consumidor de commodities.

Não há espaço para redução da taxa de juros e dependendo das incertezas dos efeitos secundários sobre as expectativas inflacionárias, o Banco Central deve vir a elevar a taxa de juros nas próximas reuniões antes do final do ano.

Abaixo o Gráfico de Concessão de Crédito com recursos Livres pessoa jurídica no Brasil.

Mercado-de-Crédito-Recursos-Livres
fonte SGC Banco Central do Brasil.

Clique na imagem para ampliar.

Abaixo o Gráfico de Spread médio de operações com recursos livres no Brasil.

Mercado-de-Spread-bancário-no-brasil
fonte SGC Banco Central do Brasil.

Clique na imagem para ampliar.

Spread é o indicador utilizado pelos bancos nas negociações de uma operação de crédito, este é um importante indicador que poucas empresas têm acesso. Saber o Spread de suas operações de crédito melhora suas negociações e sua empresa não fica em desvantagens de informação em relação aos bancos.

CURVA DE JUROS FUTURO EM REAIS

O mercado de juros futuro está com uma tendência de alta expressiva com uma curva acentuada a partir de 2019, ou seja, o mercado está dizendo que essa taxa de juros atual não é sustentável, o Brasil hoje tem a taxa mais baixa entres os países emergente. E para sustentação dessa taxa de juros, vai depender muito do próximo governo em aprovar rápido as novas reformas necessárias, política e principalmente econômica.

Veja o Gráfico:

Mercado-de-crédito-Curva-Juros-Reais

Clique na imagem para ampliar.

No gráfico acima temos a curva atual e em três momentos passados janeiro/2018, março/2018 e maio/2018, com o CalcBank você tem essas informações em tempo real e ainda pode fazer comparativos de períodos passados para fazer suas projeções e construção de cenários.

CURVA DE JUROS FUTURO EM DÓLAR

Mercado-de-crédito-Curva-Juros-Dolar

Clique na imagem para ampliar.

Na curva de juros em Dólar também temos no momento atual e três períodos anteriores.

DÓLAR FUTURO

O banco Central vem tentando diariamente manter o mercado de câmbio estabilizado de forma crescente, mas isso tem limite, e o câmbio veem se mantendo em 3,70 com tendência de aumento.

O efeito de curto prazo da crise política aumenta o risco e aumenta a volatilidade do mercado, inclusive o mercado de cambio, tendo um impacto negativo no curto prazo.

Veja o Gráfico:

Mercado-de-crédito-Dolar-Futuro

Clique na imagem para ampliar.

No Dólar futuro o CalcBank permite ter acesso além de períodos passados como das curvas de juros para comparativos de momentos diferentes, também a projeções do dólar para diversos períodos futuros.

Ter acesso as estas informações de juros e dólar futuro e controlar seu histórico de operações que pode ser comparável com as cotações atuais agregam muito seu poder de negociação. Com essas informações você passa a negociar com propriedade, pois sua argumentação estará embasada em condições reais de mercado, assim você não corre o risco de perder credibilidade tentando buscar condições fora da realidade do mercado ou aceitar condições desvantajosas.

Apesar de todas essas incertezas a economia tem condições de apresentar uma performance melhor?

O país vive um momento de muitas incertezas, confiando na possibilidade da retomada de crescimento da economia, o governo apostando no avanço das reformas, mas as delações acabam complicando o cenário político que tem relações direta com a economia.

Apesar de toda essa tensão política e as incertezas ao nível de governabilidade capaz de assegurar as reformas políticas, os indicadores da atividade econômica nesse início do ano são positivos, apontando para o fim da recessão, isso é um sinal complementar aos índices de confiança tanto do consumidor e da indústria que também vem numa tendência de alta e o aumento das importações, ou seja, a demanda interna sendo reaquecida, o panorama macro econômico e também o projeção do FMI em que o Brasil deve crescer 2%. Essa retomada será liderada pelo investimento privado e pelas exportações e não mais pelo mercado de consumo doméstico tornando o processo de retomada mais lento, o mais importando é a sustentação desse crescimento e o fortalecimento das reformas da previdência e trabalhista que já teve um início flexibilizando o aumento do mercado de trabalho.

Com o CalcBank você tem a curva de Juros em Reais e Dólar e também o Dólar Futuro on-line.

Agende uma apresentação por Skype e conheça mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *