Escrito em por

BNDES

TLP-BNDES-calcbank

TLP Taxa de Longo Prazo é a taxa de juros que passou a vigorar nos contratos de financiamentos junto ao BNDES a partir de 2018, substituindo a TJLP – Taxa de Juros de Longo Prazo, essa substituição veio carregada de uma demanda da sociedade por cortar subsídios que o BNDES dava a grandes grupos econômicos, entre 2007 e 2017 mais de setenta por cento dos empréstimos concedidos pelo BNDES foram para um pequeno grupo de empresas.

Mas houve uma preocupação por parte do governo de realizar essa retirada de subsídio de maneira gradual, e disso vem a oportunidade em 2018.

Somente para alinharmos o que é a TLP e um pouco do seu funcionamento, temos:

A TLP é composta por duas taxas:

componentes-da-tlp-bndes

Clique na imagem para ampliar.

o IPCA é um índice de inflação apurado pelo IBGE, é também o índice oficial do governo para as metas de inflação.

a denominada Taxa Fixa é uma taxa calcula pelo Banco Central a partir dos cupons (taxas de juros) das NTN-B que são títulos do governo que pagam a variação do IPCA mais uma taxa de juros, e essa taxa de juros acima do IPCA é justamente o chamado cupom. O Banco Central adota vértice do prazo de 5 anos das NTN-B para apurar essa taxa via média aritmética.

Temos um artigo que vai a fundo em todas essas questões mais técnicas incluindo como calcular parcelas e saldos devedores de financiamentos do BNDES indexados a TLP, e uma planilha já pronta com as fórmulas abertas.

Mas o que realmente importa é que a TLP, da forma que foi definida, vai ser muito próxima das expectativas futuras do CDI- Certificado de Depósito Interbancário, por uma questão de arbitragem entre mercados.

Ou seja, tomar dinheiro em TLP + Taxa vai ser muito próximo a tomar dinheiro a CDI + Taxa em termos de custo, estamos simplificando aqui essa questão pois o nosso objetivo é dizer porque ainda é possível ter taxas melhores ainda e como este benefício vai ser reduzido ao longo dos próximos anos.

Foi no Comunicado Bacen nº 31.536 que o Banco Central estabeleceu que a Parte Fixa da TLP sofreria a aplicação de um redutor ao longo dos próximos 5 anos, também denominado fator alfa (α), veja:

como-calcular-tlp

Clique na imagem para ampliar.

Veja que o redutor é de 0,57 neste ano, o que gera uma redução de 43% na parte fixa da TLP em 2018, em 2019 será de 0,66 gerando uma redução de 34%, até chegar em 2023 quando atingirá o valor 1,00 gerando zero de redução.

Assim se você tem tiver oportunidade realize sua operação junto ao BNDES em TLP o quanto antes.

Veja como foi feita a definição do Fator de Ajuste da Taxa Prefixada (α)

Fator de ajuste para o ano de 2018:

A TLP de janeiro 2018 será igual a TJLP vigente em 01/01/2018

Define o fator de ajuste para 2018 e também para os demais anos (até chegar a 1 em 2023)

Exemplo com Valores Hipotéticos / Estimados

TJLP*: TJLP vigente em 01/01/2018 = 6,75 %aa (valor já definido)

Expectativa IPCA: Expectativa inflação 12 meses, visão Jan-Dez 2018 = 4,00%aa (estimado)

Média NTN-B: Média de Juros NTN-B de 5 anos de 3 meses anteriores = 4,80%aa (estimado)

α0 : Primeiro fator de ajuste, válido para 2018 = 0,55

Como-calcular-tlp-ipca

Clique na imagem para ampliar.

O CalcBank controla e gera os lançamentos de crédito de suas operações com precisão.

Agende uma apresentação por Skype e conheça mais.