Escrito em por

CET

Como-calcular-CET

Cálculo do Custo Efetivo Total (CET) pode ser realizado de algumas maneiras, a mais utilizada pelo mercado financeiro é expressar a taxa do Custo Efetivo Total na base 252 dias úteis, escrevemos um artigo em dois de junho de 2016: Cálculo do Custo Efetivo Total que explicava detalhadamente com exemplos, fórmulas e até uma Planilha já pronta com o cálculo na base 252 dias úteis.

Como temos recebido vários e-mails perguntando como é a forma de calcular adotada pelo Banco Central e qual é a regulamentação, escrevemos este artigo, com a fórmula adotada pelo BC, o link da Resolução e também construímos uma Planilha já no padrão do Banco Central para cálculo de CET.

Regulamentação Custo Efetivo Total Padrão Banco Central foi editado na Resolução nº 3.517

1 – Possibilitar que o tomador de recursos saiba o custo total incorporando despesas cobradas no ato da operação como TAC (Tarífa de Abertura de Crédito) e demais despesas pagas antecipadamente.

2 – Possibilitar a comparação de taxas entre operações diferentes. Quanto este aspecto somos bastante críticos, pois esta não é a melhor solução, dado que o fluxo das operações podem ser diferentes e o custo do dinheiro vária de prazo para prazo, veja mais em SPREAD, CUSTO EFETIVO TOTAL, % DO CDI, QUAL O MELHOR KPI?

Segue abaixo a fórmula adotada pelo Banco Central, a única diferença é que o cálculo da CET aqui é realizado com um ano de 365 dias corridos:

cálculo-cet-banco-central-bc

Clique na imagem para ampliar.

Seguem as instruções para uso da Planilha já no padrão do Banco Central para cálculo de CET:

planilha-cálculo-Custo-efetivo-total-banco-central

Clique na imagem para ampliar.

O CalcBank controla e gera os lançamentos contábeis de suas operações com precisão.

Agende uma apresentação por Skype e conheça mais.