Escrito em por

BNDES

Calculo-tlp-calcbank

A TLP Taxa de Longo Prazo, está em vigor desde 1º de janeiro de 2018 e passou ser o principal custo financeiro dos financiamentos do BNDES.

Como já falamos em posts anteriores sobre a TLP, esta nova modalidade de taxa básica de juros dos financiamentos do BNDES é composta por uma parte fixa e outra variável.

TLP-BNDES-planilha-de-calculo

Clique na imagem para ampliar.

A parte fixa da TLP reflete o custo real de captação do BNDES e é divulgada todo último dia mês pelo banco Central, é fixa porque não sofrerá alteração desde a contratação até a quitação do contrato de financiamento.

A parte variável da TLP é a correção monetária pela inflação (Correção monetária = IPCA). O IPCA é o índice utilizado para essa correção e é divulgado mensalmente pelo IBGE.

Além da taxa fixa e a taxa variável também é acrescido a taxa do BNDES, que varia conforme as características do cliente, a finalidade do financiamento e a remuneração do agente financeiro (spread bancário)

Importante ressaltar que ao longo dos próximos 5 anos, até 2023, a TLP estará sob efeito da aplicação de um redutor, segue cronograma:

2018 a parte fixa será igual a 57% dos valores divulgados mensalmente pelo Banco Central

2019 a parte fixa será igual a 66% dos valores divulgados mensalmente pelo Banco Central

2020 a parte fixa será igual a 74% dos valores divulgados mensalmente pelo Banco Central

2021 a parte fixa será igual a 83% dos valores divulgados mensalmente pelo Banco Central

2022 a parte fixa será igual a 91% dos valores divulgados mensalmente pelo Banco Central

2023 a parte fixa será igual a 100%, ou seja, o mesmo valor divulgado pelo Banco Central

O QUE É IPCA?

O IPCA, Índice de Preços ao Consumidor Amplo, é o indicador oficial de inflação do Brasil, é a referência usada pelo governo para definir a meta de inflação do país.

O índice é calculado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e tem o objetivo de informar a variação dos preços dos produtos consumidos pelos brasileiros, em um determinado período.

O IPCA monitora os bens e serviços consumidos por famílias com renda entre 01 e 40 salários mínimos, é pesquisado o que essas famílias consomem e quanto cada um dos produtos pesa na renda mensal.

Compõem o cálculo do IPCA os mais diversos bens e serviços, por exemplo: arroz, feijão, aluguel, combustíveis, roupas, eletrodomésticos, estacionamentos, médicos, cabeleireiro, acesso à internet…

São mais de 400 bens e serviços, classificados em nove grupos:

• Alimentação e bebidas
• Habitação
• Artigos de residência
• Vestuário
• Transportes
• Saúde e cuidados pessoais
• Despesas pessoais
• Educação
• Comunicação

Clique aqui e veja o post de Projeção de IPCA atualizado

O QUE MUDA NO CALCULO DA TLP COM O INDICE DO IPCA NEGATIVO

IPCA Agosto/2018

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo de agosto variou -0,09%, abaixo do resultado de julho 0,33%. Foi a menor taxa para um mês de agosto desde 1998, quando o IPCA registrou -0,51%. O acumulado no ano está em 2,85%, acima do 1,62%registrado em igual período de 2017.

Existem vários índices de inflação utilizados para correção de contratos, por exemplo, IGPM, IPC, INPC, INCC, etc.

Normalmente quando um índice de inflação tem um resultado negativo, essa correção negativa não se aplica aos contratos para reajuste, permanecendo a mesma correção do mês anterior ou acumulada até o mês vigente desconsiderando o índice negativo.

No caso da TLP está previsto que quando índice do IPCA no mês for negativa a correção será aplicada mesmo assim. Portanto o impacto do índice do IPCA de agosto será negativo no cálculo da TLP, gerando uma parcela com valor menor que o mês anterior.

Abaixo segue a consulta de cotações da TLP do site do BNDES

Calculo-tlp-bndes

Clique na imagem para ampliar.

Temos um link de uma Planilha TLP já pronta para você poder calcular suas parcelas e saldos devedores.

Temos um Post com a Projeção de IPCA atualizado, CLIQUE AQUI

O CalcBank controla e gera os lançamentos contábeis de suas operações com precisão.

Agende uma apresentação por Skype e conheça mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *