Escrito em por

Capital de Giro

projeção da Selic
Projeções da Taxa SELIC são frequentemente demandadas nos departamentos financeiros, principalmente por essas taxas serem o balizador do Banco Central para o mercado.

Antes de detalhar como obter projeções confiáveis e sempre atualizadas, gostaria de deixar bem definida a diferença entre a Meta da Taxa SELIC e a Taxa SELIC propriamente dita.

A Meta da taxa SELIC é o objetivo de taxa que o Comitê de Política Monetária divulga a cada 40 dias aproximadamente, para que assim o Banco Central trabalhe como objetivo para a Taxa SELIC.

A Taxa SELIC é a taxa média praticada pelo Banco Central junto aos bancos, quando empresta e capta recursos no prazo de um dia.

Ou seja, a Meta é um objetivo, a Taxa é o que realmente ocorre.

Recomendamos sempre o uso de taxas praticadas nos mercados futuros no lugar de projeções de economistas, pois estas são sempre atualizadas e independem da visão específica de uma pessoa ou equipe, refletindo a síntese de todos os agentes do mercado.

Existe um mercado futuro para a Taxa SELIC?

A resposta é sim! Na BM&FBovespa existe o contrato OC1 que negocia a taxa Selic acumulada em um período futuro, mas este contrato já nasceu morto, veja o porquê:

Em março de 2013 o governo, mais uma vez mostrando sua face intervencionista, forçou a criação de um contrato futuro de SELIC na BM&FBovespa, pois vislumbrava que poderia forçar o mercado a substituir o CDI pela SELIC, obtendo assim um poder de intervir mais no mercado. Fato este que já nasceu fadado ao fracasso, pois o CDI é o principal referencial do mercado, visto que reflete as taxas médias praticadas livremente entre os banqueiros.

Conclusão: os contratos de SELIC na BM&FBovespa nunca tiveram liquidez. Atualmente a liquidez é praticamente zero. Lembre-se: todo ativo que tem intervenção governamental, não ganha liquidez em bolsas. E a prova disso é que somos grandes produtores e consumidores de arroz e feijão, temos volume físico para que existisse um mercado futuro bastante líquido, mas como existe a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) que regula a oferta e demanda, ou seja, intervém no mercado, não temos mercado futuro de arroz e feijão, pois não há interesse em ficar especulando, arbitrando ou investindo em um ativo com preço controlado.

Cabe salientar que no caso do arroz e feijão é interessante o controle de preços, pois é a base de nossa alimentação e não cabem especulações. O importante é garantir um fluxo estável de produção. Este é um exemplo raro de quando uma intervenção no mercado é positiva.

Assim a melhor alternativa para se ter uma projeção da Taxa Selic de qualidade é buscar nos contratos de DI futuros um indicador. Os contratos de DI futuro são indicados devido sua alta correlação com a Taxa SELIC. Isso ocorre pois assim como a Taxa Selic representa a média dos negócios entre os bancos e o Banco Central, o CDI representa a taxa média praticada entre os bancos. Assim, observamos que existe uma interconexão entre estas taxas, pois são referências de oportunidade tanto para aplicar como para captar recursos para os bancos.

Existe atualmente uma diferença marginal entre estas taxas, devido os movimentos de oferta e demanda de capital e liquidez. Exemplo: em 29/04/2016 o CDI foi de 14,13% enquanto a Taxa SELIC foi 14,15%, uma diferença de 0,02%. Veja abaixo um histórico desta diferença:

Projeção da selic Clique na imagem para ampliá-la

Somente em 2002 observamos um forte descolamento, que foi provocado pelo stress do início da marcação a mercado dos fundos DI, que basicamente tinham LFTs, (Letras Financeiras do Tesouro) que tem seu rendimento atrelado a SELIC, e lastreavam fundos com referencial em CDI. Em 2008 ocorreu também um certo descolamento vinculado ao stress da crise bancária nos EUA.

Fora estes eventos podemos observar forte correlação. Assim, recomendamos que projeções da Taxa SELIC sejam construídas como sendo o resultado de um deslocamento paralelo das projeções do CDI obtidas a partir dos mercados futuros de DI da BM&FBovespa, no qual o deslocamento é a diferença corrente entre a Taxa Selic e o CDI.

Segue um link que detalha como construir uma projeção para o CDI a partir dos contratos futuros de DI: Projeção do CDI.

Quer caminhar no mesmo passo que os grandes bancos?

Baixe grátis nosso eBook e saiba como os bancos realizam seus cálculos e melhore suas chances de negociação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *