Escrito em por

IGP-M, IPCA

Batalha índices inflacionários

Em um estudo divulgado em 13 de janeiro de 2023, o CalcBank guiou seus leitores com uma orientação precisa que se mostrou extremamente valiosa. O artigo “IPCA ou IGP-M: Qual o Melhor Índice de Inflação para 2023?” explorou o impacto da pandemia nos dois principais indicadores de inflação, destacando uma oportunidade clara para 2023.

A análise aprofundada da trajetória histórica dos índices desde janeiro de 2004 evidenciou uma tendência de convergência interrompida pela pandemia, causando um desvio expressivo entre o IGP-M e o IPCA. A conclusão do CalcBank foi precisa: a discrepância notada tenderia a se ajustar nos anos subsequentes, uma previsão que se materializou em 2023 e segue se confirmando em 2024.

Descolamento IGPM x IPCA

Clique na Imagem para ampliar

Com o IGP-M em declínio de -3,18% e o IPCA em ascensão de +4,62% em 2023, e uma continuidade dessa tendência em 2024, a sugestão do CalcBank de substituir o IGP-M pelo IPCA em contratos de locação provou ser uma jogada de mestre para os locadores, valeu também o inverso para os locatários a manutenção dos contratos em IGP-M. Aqueles que adotaram essa recomendação presenciaram ganhos de 10,16% entre janeiro de 2023 e março de 2024. Para os credores/locatários o IPCA emergiu como a opção mais acertada, assim como o IGP-M para os devedores/locatários.

O descolamento acumulado entre IGP-M e IPCA, anteriormente com ratio de 40%, quando da publicação da recomendação, agora se encontra em 23%, indicando que ainda existe espaço para confiar na correção ao longo de 2024 e 2025. Portanto, a diretriz do CalcBank permanece: para recebedores o IPCA é a escolha inteligente; para devedores o IGP-M continua sendo um forte aliado, segue o gráfico do ratio entre os acumulados:

IGPM-X-IPCA

Clique na Imagem para ampliar

Hoje dia 10 de abril e já temos o IGPM de março divulgado – 0,47%; e o IPCA de março de 0,16% para este índice, assim novamente temos mais um mês com IPCA acima do IGPM em linha com nossa recomendação, segue a tabela com o IPCA e IGPM de janeiro de 2023 até o presente:

Tabela-IGPM-IPCA-acumulado

Clique na Imagem para ampliar

CalcBank - Cálculo de SPREAD bancário on-line

Conheça todas as funcionalidades do CalcBank, análises com cálculo de Spread

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *