Escrito em por

Outros

projeção do euro

Euro é a moeda adotada em 19 países europeus e passa constantemente por questionamentos, principalmente devido ao aspecto heterogêneo das economias que o adotaram como moeda.

Realizar a previsão do euro é uma atividade tão ingrata como para qualquer outra moeda. Usualmente quando necessário, os financeiros das empresas se utilizam de projeções realizadas por bancos ou consultorias. Neste artigo iremos propor uma fonte alternativa, totalmente confiável, baseada em dados de mercado e por isso sempre atualizada. Disponibilizaremos também uma planilha para facilitar os cálculos.

Onde encontrar dados sobre o Euro futuro:

Na BM&FBovespa existe um mercado futuro de Euro, pouco líquido, mas sempre justo pois quaisquer possibilidades de arbitragem são sempre capturadas pelos bancos.

Atualmente existem 3 contratos disponíveis para negociação: G17, H17 e J17, respectivamente referente aos meses fevereiro, março e abril de 2017. Sempre existe alguma liquidez no contrato mais curto, como pode ser verificado na imagem abaixo:

previsão do euro

Clique na imagem para ampliar.

A BM&FBovespa disponibiliza essas cotações gratuitamente com defasagem de 15 minutos. Para cotações em tempo real é necessário contratar um sistema de informações como o CalcBank.

Quando produzimos o artigo para realizar projeções do dólar, utilizamos essa informação da BM&FBovespa pois para o mercado de dólar temos muito mais liquidez e um número significativamente maior de vencimentos sendo negociados.

Para o Euro utilizaremos também dados da BM&FBovespa, porém calculados com a finalidade de ser o preço referencial para a marcação a mercado de operações. Diariamente são calculados preços para o Euro que refletem a precificações dos mercados. Atualmente é possível obter preços para aproximadamente 38 anos no futuro, ou seja, quase 14 mil dias.

Estas informações podem ser obtidas no link: Taxas Referenciais BM&FBovespa.

Veja abaixo:

projeção do euro

Clique na imagem para ampliar.

Nesta página, além do Euro existem preços para outras moedas, taxas de juros e commodities. Vale ressaltar que também é possível obter essas informações para datas passadas.

Observe que não existem preços para todos os prazos, apenas para os principais que são conhecidos no mercado financeiro como vértices. Demonstraremos de forma prática como é possível obter uma previsão do Euro para qualquer prazo.

Como calcular a previsão do Euro.

Vamos utilizar uma técnica muito simples para realizar as projeções denominada interpolação linear. Para isso, realizaremos um exemplo.

Neste exemplo vamos calcular qual é o preço do Euro, operado pelo mercado, para o prazo de 47 dias corridos. Observe que este prazo não existe na tabela construída pela BM&FBovespa.

Segue a fórmula que utilizaremos nesta tarefa:

fórmula de interpolação linear

Clique na imagem para ampliar.

Temos os seguintes dados do site da BM&FBovespa em 23/01/2017:

43 dias corridos: R$3,4471698/Euro

51 dias corridos: R$3,4560367/Euro

Aplicando a fórmula temos:

cálculo da projeção do euro

Clique na imagem para ampliar.

Assim você pode obter a previsão da cotação do Euro para qualquer prazo, de uma fonte confiável, sempre atualizada e independente da visão de um economista ou departamento de análises e projeções. O que mais gostamos em utilizar essa metodologia é que este é o resultado do que está sendo efetivamente trabalhado no mercado.

Para sua maior comodidade segue o link da PLANILHA DE INTERPOLAÇÃO LINEAR.

Esperamos que este artigo tenha sido útil. Convidamos você a ler mais de nossos Artigos e usufruir do material da Academia CalcBank.

Gerencie operações indexadas ao Euro com facilidade, agilidade e precisão.

Entre em contato conosco, agende uma apresentação por Skype e utilize o CalcBank por 7 dias grátis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *